Teste t


Acesse o conteúdo da aula: Clique aqui


Os pesquisadores trabalham com amostras, mas suas conclusões devem ser generalizadas para as populações de onde as amostras foram retiradas, com base na aplicação de teste estatístico. Dizemos então que foi feita uma inferência estatística. Os testes estatísticos testam hipóteses a respeito da população.

O pesquisador faz duas hipóteses: a primeira é a hipótese da nulidade que, na grande maioria das vezes, afirma não existir diferença entre grupos de dados. Depois, o pesquisador constrói a hipótese alternativa que, como diz o próprio nome, contradiz a primeira. Então, ele aplica o teste estatístico para decidir por uma das hipóteses. Como isso é feito? 

Os testes estatísticos fornecem o p-valor (valor de probabilidade) que permite decidir, com base nos dados, se há evidência suficiente para rejeitar a hipótese da nulidade. Por convenção, se o p-valor é menor do que 0,05 (p < 0,05), a hipótese da nulidade deve ser rejeitada

• Em outras palavras, se p < 0,05, os resultados são estatisticamente significantes. 

Neste Capítulo veremos como comparar duas médias da mesma variável quantitativa, obtidas de dois grupos de dados, por meio de um teste estatístico.


Vídeo indicativo usando o Excel:





Usando o GraphPad Prism em inglês

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Introdução à Biofísica

Gráficos e Tabelas

Lâminas das Aulas Práticas